segunda-feira, 2 de julho de 2007

Paulo Mendes da Rocha, médicos, aviadores e Arquitetos...

Sei que prometi enviar a continuação da Maison Curutchet, mas navegando por blogs lusitanos encontrei uma pérola do Paulo Mendes da Rocha dita recentemente na Trienal de Arquitectura de Lisboa.


“Aviadores, cirurgiões e arquitetos não podem ser modestos. Não pode dizer: senhor, vou abrir sua barriga e tomara que dê certo!” (P.M.R.)

Esse mesmo Senhor Arquiteto, vencedor do Pritzker do último ano, é a modéstia em pessoa, a frase acima se refere a responsabilidade que o profissional necessita.


Lembro que nos meus tempos de faculdade conheci um neto de japoneses que contava  que seus avós lhe questionaram muito quando ele disse que iria estudar arquitetura. Lhe diziam que era uma coisa muito séria e justificavam da seguinte forma: um médico lida com a vida de uma pessoa de cada vez e um arquiteto é responsável pela vida de centenas em cada projeto.

Quem dera todos arquitetos e estudantes de arquitetura às vezes lembrassem disso, antes de projetarem caixas de vidro que são verdadeiras estufas, prédios que só pioram nossas já feias cidades... entre outros males tão sérios quanto um acidente aéreo ou uma gaze esquecida dentro da barriga do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário