quarta-feira, 11 de julho de 2007

Site do Dia (20) - cachaça modernista brasileira...

Tem uma música dos Paralamas, chamada Pequeno Imprevisto, que começa assim:


Eu quis querer o que o vento não leva, pra que o vento só levasse o que eu não quero
Eu quis amar o que o tempo não muda, pra que quem eu amo não mudasse nunca...

Somente obras com valores que o vento não leva e que o tempo não muda têm me encantado, com o tempo deixei de me impressionar com mega construções só por serem mega... e tão pouco me encanto por arquitetices, modismos e decorativismos que tem ilustrado as páginas das revistas especializadas nacionais.

No Brasil contemporâneo temos alguns Arquitetos que fazem projetos imunes ao tempo e por coincidência todos eles -sob o meu humilde ponto de vista- bebem da cachaça modernista brasileira (alguns se embebedam até cair, outros apenas aperitivam, mas todos dão seu golinho), um bom exemplo é o paulistano Roberto Loeb.

Formado na Mackenzie, trabalhou para arquitetos do calibre de Fábio Penteado e Rino Levi e hoje é titular juntamente com o arquiteto Luis Capote do escritório Roberto Loeb e Associados, com uma imensa e qualificada produção.

Chamo atenção para a rearquitetura realizada no Santader Cultural, em Porto Alegre, quem já assistiu à algum show intimista -ou nem tanto- no átrio, sabe do que estou falando... vale também conhecer o Centro de Cultura Judaica, que foi uma das poucas obras no Brasil que me deixou realmente impressionado quando a conheci... a espacialidade da área de exposições do térreo é fantástica.


Vale a visita:
http://www.loebarquitetura.com.br/

Acima, fábrica da Natura... outro projeto sensacional!!!

P.S. arquitetice: assim como a macaquice, feita apenas para chamar a atenção.

P.P.S. interessante que com o passar dos anos as pessoas mudam seus valores com relação às outras pessoas e com relação à arquitetura acontece o mesmo... a gente vai deixando de dar valor apenas ao belo para valorizar atributos mais profundos - será que isso só acontece comigo?

Um comentário:

  1. Loeb é o cara. A fábrica da Natura é simplesmente sensacional. Quando uso creme de barba ou desodorante, inclusive, ela sempre me vem à cabeça. Pra mim, é um dos caras que "comanda" no Brasil atualmente.

    ResponderExcluir