quarta-feira, 4 de julho de 2007

Ter o sentido da forma... - Maison Curutchet (2)

Ter o sentido da forma. (L.C.)

A frase acima era a resposta de Le Corbusier (para quem ainda não foi apresentado é o carinha acima segurando a maquete da Maison Curutchet) quando lhe perguntavam qual a principal qualidade que deveria ter um arquiteto.

E com o sentido da forma Corbu projetou uma casa ao redor de uma árvore e de um limitado terreno fez nascer um lindo terraço jardim que praticamente adentra ao bosque de La Plata.

"...a casa responde ao lote tradicional, fechada em três lados por paredes e com a frente aberta a um belo e verde boulevard objetivando antes que mais nada posicionar a casa de modo a garantir sua privilegiada vista, a luz, o sol, a sombra, sobre um verdadeiro jardim suspenso"

As palavras acima são do próprio Corbusier sobre sua casa platense. Os cortes abaixo mostram que o arquiteto realmente criou este jardim a quase 5 metros de altura e com direito ao convívio da copa de uma bela árvore, e as fotos acima apenas confirmam.

Visitei pela primeira vez a Curutchet em 1999 (ou seria 2000?) ainda estudante de arquitetura... e lembro de utilizar todo um filme de 36 poses (já houve um tempo que não havia câmeras digitais e suas infinitas fotos) e de procurar perto da casa algum lugar onde pudesse comprar outros filmes... fiquei encantado com uma arquitetura de formas simples e de monstruosa riqueza espacial e estética e não me cansava de fotografar aquela linda casa branca com esquadrias azuis (que infelizmente após uma recente cagada, ops... recente restauração foram pintadas de branco, mas as antigas fotos não me deixam esquecer).

Depois da primeira visita acho que regressei mais três ou quatro vezes à cidade de La Plata e nem sempre visitei a casa por dentro, mas sempre ao menos passei pela frente... e mesmo sem querer sorri...

Abaixo ponho um vídeo que encontrei no Youtube de um verdadeiro passeio pela casa, só recomendo tirar o som... a música de fundo é uma droga!!!



Para ver as plantas da casa: http://www.capba.org.ar/index.cfm/nro.40.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário