segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Olhando para o nosso quintal... (1) - Marcio Kogan

Neste blog já olhamos para muitos lugares... para a Argentina, Chile, Estados Unidos, Japão, China, Austria... e um pouquinho olhamos também para o nosso quintal... com algumas menções ao trabalho do Isay Weinfeld (chamado pelo Gabriel de "queridinho do blog"), ao Paulo Mendes da Rocha e ao Niemeyer.


Porém acho que para um blog feito em um país com tanta diversidade arquitetônica e cultural andamos olhando mais para o resto do mundo do que para dentro do país, então inauguro neste post mais uma séria série: Olhando para o nosso quintal... onde pretendo, com a ajuda do Gabriel e aceitando sugestões dos 2,5 leitores por dia que o blog recebe, colocar na roda o que tem de bom sendo feito no Brasil.

Começo essa série com o espetacular trabalho do Arquiteto Marcio Kogan.

Kogan é formado pela Mackenzie em 1976 e desde então demonstra que o Arquiteto pode (e talvez deva) fazer incursões por outras áreas que não a das edificações... Kogan desenha mobiliário, faz cenografias, brinca com o cinema, bola mirabolantes e divertidas exposições satirizando a realidade brasileira e além disso faz Arquitetura como poucos.

Com seus trabalhos exaustivamente publicados e premiados Kogan é autor de uma arquitetura repleta de brasilidades fazendo uma releitura dos tempos dourados do modernismo com muita competência e com belos traços de inovação.

Vai lá, visita o site do cara... parece complicado, mas não é tanto... ele é uma fita contínua onde colocando a seta do mouse nas suas extremidades a fita corre e deixando a seta acima da fita ela para... então basta clicar no projeto que se quer conhecer e usar o mesmo processo... se te perderes, olha o S.O.S que tem no próprio site, que diga-se de passagem é divertido e irreverente como pouco se vê no universo arquitetônico.

Não deixe de ver a Casa BR, uma das minhas favoritas.

http://www.marciokogan.com.br/



*Acima imagens da Casa Du Plessis, multipremiada, inclusive com o Prêmio Record Houses 2004.

3 comentários:

  1. O Kogan é um dos bons caras da turma de São Paulo, gosto bastante do trabalho dele também. Inclusive ele e o Isay já fizeram alguma coisa juntos.

    ResponderExcluir
  2. O Kogan é um baita Arquiteto! E realmente, ele e o Isay já fizeram diversas coisas juntos... mas eu resolvi não citar pra ti não dizer que o Isay é realmente um dos queridinhos do blog... hehehehe

    Bobagens à parte, vale sempre estar de olho no trabalho desses dois.

    ResponderExcluir
  3. A arquitetura feita pelo Kogan é muito boa. Valeu a indicação!
    E a Casa BR, entre tantos bons trabalhos, ela realmente se destaca!

    Luciana.

    ResponderExcluir