segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Subindo na mesa...

No início da década de 90 (ou teria sido no final da de 80?) lembro de ter saído do cinema emocionado com o filme Sociedade dos Poetas Mortos, onde Robin Willians interpreta John Keating, um novato e visionário professor de literatura da conservadora Walden Academy.

Keating conquista seus alunos tentando ensinar-lhes o que ele crê ser o mais importante: pensar por si próprio e reconhecer e desenvolver suas próprias habilidades, dentro dos limites e particularidades de cada um.

Nessa tentativa de fazer que os jovens alunos compreendam que o mundo deve ser visto com o coração mais do que com a lógica, ele pede que os alunos subam nas mesas para mostrar que nem sempre nosso ângulo de visão é o melhor.... dependendo da perspectiva, tudo pode ser muito diferente.

Um par de anos atrás (quiçá um pouco mais) em uma passagem por Buenos Aires me deparei com uma belíssima exposição de fotografias em plena Plaza San Martin... A exposição se chamava La tierra vista desde el cielo, dezenas de fotografias realizadas pelo genial Yann Arthus-Bertrand, fotógrafo francês que em 1994 começou uma maratona por mais de 100 países, onde realizou mais de 500.000 fotos não de cima de uma mesa, mas em balões, helicópteros e pequenos aviões... tudo pelo projeto chamado Earth from Above.

Bertrand também acredita que vale olharmos o mundo por outros ângulos... as coisas podem ser mais belas, novos problemas podem ser vistos e outros podem ser resolvidos mais facilmente quando mudamos o ponto do observador.

Seja menos cartesiano-newtoniano, não deixe de ver a vida por outros ângulos... a realidade nem sempre é o que os nossos olhos captam em um primeiro olhar.

Imperdível site do Yan Arthus-Bertrand, que além de um baita fotógrafo é o criador da ONG GoodPlanet, dedicada ao desenvolvimento sustentável do planeta.

http://www.yannarthusbertrand.com/index_new.htm

http://www.goodplanet.org/


* A primeira imagem é o Guggenheim de Bilbao visto de cima e a segunda é o detalhe de um prédio de apartamentos em São Paulo, ambas fazem parte do projeto Earth from Above.

2 comentários:

  1. Minha nossa... o que deu nesse guri essa semana? meus parabéns de novo, outro texto impecável.

    ResponderExcluir
  2. Grande Gabriel... nada que um bom final de semana não tenha propiciado.

    Em breve um texto com o título:
    MINHA DROGA É MULHER

    abraço

    ResponderExcluir