segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

bloco de viagem (1) - 8 Villas

8 VILLAS :: ABERTURA DO TERCEIRO PAVIMENTO

Quero começar a colocar no blog algumas impressões de viagem antes que elas se percam.

Viajei eu e o Leo -um irmão que não deu dor de parto à minha mãe. Fomos para a Batimat, em Paris, e aproveitamos para atualizar nosso repertório arquitetônico por outras bandas... passamos alguns dias acordando arquitetura e dormindo bar... e parte disso vou postando aqui no blog, sem me preocupar com nenhuma ordem cronológica ou geográfica, sem grandes pretensões... apenas compartilhando...

8 VILLAS :: VISTA FRONTAL

As grandes obras me agradam, mas dificilmente me emocionam... o que me toca é aquele projeto onde se sabe que o Arquiteto não teve orçamento quase infinito, nem terrenos imensos... gosto de ver boa arquitetura cotidiana: casas, edifícios de apartamento, pequenas praças...

E para isso poucos lugares são tão impressionantes quanto a Holanda... em Amsterdam e seus arredores se encontram núcleos residenciais recentes com uma qualidade arquitetônica absurda, um desses novos "bairros" é em IJBurg - Diemerpark, que está a mais ou menos 30 minutos de tram desde a estação central de Amsterdam.

Em 2001 (sim, antes disso não havia nada por lá) o escritório Bosch Architects foi contratado para fazer um projeto de urbanização que contemplasse a construção de 140 casas de alto padrão e juntamente com o projeto de urbanização eles foram responsáveis pelo projeto das 8 primeiras casas.

8 VILLAS :: TERRAÇO JARDIM / SEGUNDO PISO

Conhecido como 8 Villas o projeto do Bosch Architects estampou publicações por todo o mundo e realmente o projeto é de uma beleza impressionante... uma das casas estava em obras, pra que? Batemos na porta e acabamos fazendo uma visita guiada com os proprietários, um alegre casal holandês que estava aproveitando o domingo para trabalhar nos interiores de sua casa ao som de um ipod conectado à caixas de som Bose.

O projeto basicamente ocupa todo o terreno com os térreos geminados (estar/jantar/cozinha/pequeno pátio/e duas peças que podem ser dormitórios ou gabinetes), acima destes térreos sobem 8 blocos, estes possuem dimensões bastante reduzidas em relação a planta do térreo e ficam soltos e cuidadosamente desencontrados e abrigam no segundo piso uma sala totalmente envidraçada que dá acesso ao terraço jardim e no terceiro piso um dormitório que possuí apenas uma grande janela bolha (vidro duplo, redondo e curvo) e duas zenitais. Ainda no térreo, todas as casas possuem na frente vagas de garagem e nos fundo um pequeno pátio às margens do rio.

8 VILLAS :: VISTA DOS FUNDOS

É impressionante como é simples a idéia e como é rico o resultado... é esse tipo de Arquitetura que me emociona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário