terça-feira, 4 de dezembro de 2007

bloco de viagem (2) - Delft

DELFT :: AO FUNDO A TORRE DA IGREJA ANTIGA

Em 1.999 viajei com a minha família pro Rio de Janeiro para passar a virada do ano e depois emendar uns dias de férias... minha mãe sempre gostou muito do Rio e não sei quantas vezes eu já havia visitado a cidade... mas sei que já havia conhecido tudo o que queria e que as tardes com a família nas areias de Ipanema eram legais, mas já me aborreciam... então para desespero da minha preocupada mãe resolvi aproveitar e ir a São Paulo aproveitar a 4a. Bienal Internacional de Arquitetura (BIA).

Foi minha primeira Bienal e lembro que havia uma reprodução em escala real do hall de entrada do pavilhão de Barcelona do Mies... também lembro de uma exposição da obra do Aalto e se não estou muito enganado também havia uma série de maquetes de casas do Corbu... tempo que a Bienal de São Paulo tinha qualidade...

BIBLIOTECA :: VISTA INTERNA DO CONE

Nessa Bienal também havia uma exposição holandesa especialmente montada para ela, Três Momentos da Arquitetura Pós-Guerra na Holanda, onde tratava da obra de Aldo Van Eyck, Herman Hertzberger e por fim do grupo Mecanoo... e o que mais me chamou atenção foi um maquetão da Biblioteca da T.U. Delft, concluida de 1997 e projetada pelo Mecanoo... uma placa de grama que se desprendia do solo e era sustentada por paredes envidraçadas e no centro um enorme cone que invadia seu espaço interno.

BIBLIOTECA :: VISTA EXTERNA

Passados quase 10 anos dessa Bienal e por total acaso surgiu a idéia de irmos até Delft para ver se achávamos a biblioteca... A cidadezinha fica entre Rotterdam e Den Haag, como estávamos em Rotterdam não foi difícil chegar lá, uns 20 minutos em um clássico trem amarelo e chegamos em uma típica cidade holandesa do século 13... muitos canais, bicicletas e marcas testemunhais de bombardeios da grande guerra, além de duas belas igrejas, a nova e a antiga... a nova é de 1.381 e a antiga é de 1.246.

BIBLIOTECA :: VISTA EXTERNA

Depois de um passeio pela cidade, com direito a chuva de granizo, e de algumas informações desencontradas chegamos ao anoitecer no campus da T.U. Delft... e logo encontramos a biblioteca, que está construída atrás de um brutalista e enorme edifício da década de 60 que abriga auditório e outros serviços da universidade, um sapão de concreto.

SAPÃO DE CONCRETO DA T.U. DELFT - PROJETO DE VAN DEN BROEK E BAKEMA (1.966) / AO FUNDO SE VÊ A COBERTURA DE GRAMA DA BIBLIOTECA E A PONTA DO CONE.

A primeira vista a biblioteca não impressiona, sua melhor fachada é sua vista desde os fundos onde se vê a caixa de vidro gradativamente se enterrando... porém se externamente ela não é lá grande coisa, internamente é linda!

BIBLIOTECA :: SALÃO PRINCIPAL

Dois grandes salões com enorme pé direito, no principal está pendurado o cone onde dentro dele estão mais 4 pisos com salas de estudo e leitura e no outro salão dezenas de computadores, uma espacialidade ímpar onde o azul contrasta com a estrutura metálica e os acabamentos em madeira.

BIBLIOTECA :: SALÃO LATERAL

Mais informações sobre o projeto no site do Mecanoo: http://www.mecanoo.com/

E no site da própria biblioteca: http://www.library.tudelft.nl/ws/index.htm


BIBLIOTECA :: VISTA DOS FUNDOS

BIBLIOTECA :: VISTA DOS FUNDOS

BIBLIOTECA :: SOB O CONE

7 comentários:

  1. Luciano,

    vale um comentario rapido. Quando a turma do Mecanoo esteve aqui em Michigan, apresentaram a biblioteca como tendo sido inspirada em Lina Bo Bardi..... assim ela fica mais bonita ainda nao?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Fernando... só me fica dúvida de que obra da Lina pode ter inspirado a arquitetura dos holandeses, eles falaram algo mais sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Luciano,
    durante a palestra eles falaram do MASP e do famoso suporte de concreto e vidro. Mas depois, na conversa de corredor, o papo foi todo sobre o SESC Pompeia.

    ResponderExcluir
  4. Eu, particularmente, gosto bem mais do Sesc do que do MASP... é impressionante como a arquitetura brasileira tem força fora do Brasil e como, ao contrário do que muitos pensam, vai além das curvas de Niemeyer...

    valeu pela colaboração, Fernando!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou entrando em contato para tirar algumas dúvidas.
    Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre essa biblioteca.
    Gostaria de saber, se vocês poderiam ter algumas informações adicionais sobre ela.
    Como plantas ou fotos do seu entorno.
    Já entrei em contato com o pessoal do escritório que projetou ela, só que no momento eles não atendem mais estudantes.
    E não esta sendo fácil encontrar plantas desse projeto.
    caso tenham alguma coisa do tipo, eu ficaria muito grato!
    Atenciosamente

    Kleverton Dias (Estudante de Arquitetura)

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se você conhece algum site de arquitetura, onde eu poderia estar encontrando algumas plantas dessa biblioteca.
    Estou fazendo um trabalho sobre ela na faculdade e não consigo encontrar as plantas dela.
    Cheguei a entrar em contato com o escritório que desenvolveu esse projeto, mas eles não atendem mais estudantes!
    Bom, caso conheçam algum ficaria grato em saber.

    Atenciosamente Kleverton Dias (Estudante de Arquitetura)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleverton, esse projeto foi amplamente publicado e divulgado.

      Há mais de um site onde podes encontrar as plantas e cortes, caso não encontres eu sugiro que tu visite a biblioteca da sua faculdade e faça umas busca nos livros e periódicos... tu vais te surpreender com o que pode ser encontrado além da barra de busca do google.

      Boa sorte com o seu trabalho.
      luciano

      Excluir