quarta-feira, 23 de abril de 2008

Arquitetura do Pão

Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, assina o projeto do Museu do Pão, no pequeno município gaúcho de Ilópolis. O conjunto contemporâneo agrega uma antiga edificação característica da imigração italiana (veja aqui a matéria completa no ArcoWeb).
Fazia um tempinho que ouvia falar desse museu, do processo de captação de recursos para sua construção (que, num esforço louvável, contou com a participação pró-ativa e constante dos arquitetos), mas não sabia que já estava pronto.
Embora admirador do trabalho de Marcelo Ferraz, que trabalhou com Lina Bo Bardi em obras emblemáticas como o SESC Pompéia, e embora crítico constante do bairrismo exacerbado característico da minha terra, sou forçado a admitir: ficou legal... mas ficou paulista demais. É bacana criar contraste entre o velho e o novo e tal... mas acho que a conversa entre eles ali podia ter sido melhor trabalhada, além de um cuidado e atenção maior com o singelo entorno da pequena Ilópolis (Ok, a questão da contextualização da obra é algo de cunho muito pessoal para o arquiteto, cada um tem suas convicções a esse respeito, com reflexos variados na história da arquitetura). Enfim, não deixa de ter elementos muito interessantes, mas fica aqui a observação.
O que me traz à lembrança: Que fim levou o Moinho da Cascata, em Caxias do Sul (RS)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário