terça-feira, 1 de abril de 2008

Há mais do que esquilos nos parques da Rainha...


Projeto do Gehry para a Serpentine Gallery 08

O pavilhão efêmero da Serpentine Gallery de 2008 será projeto do Ghery, sei que a notícia é de trans-anteontem e que inclusive já tem blog que detonou o projeto só vendo uma maquete que não aparenta ter grandes pretenções... mas não resisti deixar aqui minha opinião e pedir que os três leitores e um terço deste blog também se manifestem....

Eu sempre achei um barato a idéia de uma estrutura efêmera de pequena escala em pleno Kensington Gardens, ainda mais quando essa estrutura tem assinaturas de peso... e sempre parece ser um desafio e tanto para os arquitetos mega-blasters projetar estrutura tão pequena.

Já assinaram o pavilhão, entre outros, o Niemeyer em 2003- com um projeto que não chegou a ser feio mas que depois de pronto em nada lembrou as proporções longilineas dos seus croquis; a Zaha em 2000 com um projeto tão ruim que deram uma segunda chance para ela fazer uma instalação no ano passado; Rem Koolhaas com seu balão em 2006... e no ano passado, na minha opinião a melhor resposta para escala proposta, o cone do Kjetil Thorsen.

Pavilhão de 2007 já sendo desmanchado, apenas para dar uma noção da escala

Agora é a vez do Gehry desfilar pelos gramados bem cuidados da Rainha. Pela produção recente dele, por um sentimento que a arquitetura dele deve ser bem interessante em pequena escala e até por essa maquete feita com palito de picolé... acho que o arquiteto da Orquestra de Springfield vai arrancar aplausos britânicos.

Para maiores detalhes: http://www.serpentinegallery.org/architecture/

E no segundo semestre voltamos à discussão...


Um comentário: