terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eu sou desenhista, não sou babaca não...

Niemeyer e a maquete do centro cultural, em Avilés, que levará seu nome

Há pouco tempo atrás eu comprei em um sebo o primeiro livro escrito pelo Niemeyer (acho que é o primeiro... alguém me confirma?): Quase memórias: viagens, tempos de entusiasmo e revolta, publicado em 1.967. Livro de fácil leitura, onde o já consagrado arquiteto registra parte do seu período de auto-exílio e algumas de suas obras fora do Brasil...

O interessante é que no meu tempo de faculdade eu era um verdadeiro alucinado pelo Niemeyer, mais pela sua imagem, às vezes quixotesca de boêmio e revolucionário, do que pela sua arquitetura.... e nesse período eu li praticamente tudo sobre ele e tudo escrito por ele, mas este livro nunca tinha chegado às minhas mãos.... mas não mudaria muita coisa, porque o seu discurso é o mesmo desde 67....

E nessa de ler novamente as palavras do velho Arquiteto encontrei na internet, a entrevista dele no sensacional Roda Viva em um especial de 1.997, onde ele foi entrevistado (ou simplesmente conversou) com o jornalista Fernando Morais, o poeta e seu velho amigo Ferreira Gullar, o então presidente da Fundação Oscar Niemeyer José Aparecido de Oliveira, o seu engenheiro calculista José Carlos Sussekind, o jornalista Silvio Cioffi, o professor Benedito Lima de Toledo e o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que ainda não era o Paulinho Pritzker.

Transcrevo um trechinho:

Silvio Cioffi: (...)
o senhor aceitaria ir para a Academia Brasileira de Letras?

Oscar Niemeyer: Não, lógico que não, eu sou desenhista, não sou babaca não...

o resto é imperdível e está no link que vem à seguir:
http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/8/entrevistados/oscar_niemeyer_1997.htm


4 comentários:

  1. O velho e seu senso de humor peculiar... heheh.

    Bem legal a transcrição da entrevista, Vou ver se arranjo um tempo pra ver o vídeo.

    Mas realmente... o discurso dele é o mesmo desde 1967. Curioso como ele sempre desvia o assunto e diz "vou falar como comecei" e já larga a história da Pampulha...

    ResponderExcluir
  2. Putz que achado hein???
    huaehueahuaeuhea
    Realmente, dividir cadeira com Paulo Coelho e José Sarney é só pra babaca!

    ResponderExcluir
  3. hehheeh Muitoo boom!
    Vou ver inteiraa!
    Valeeu!!

    ResponderExcluir
  4. o velho tinha (e tem) umas tiradas sensacionais... e concordo plenamente contigo henrique, já pensou o velho oscar discutindo com o paulo coelho?

    ResponderExcluir