quarta-feira, 14 de setembro de 2011

La Ciudad de las Artes y las Ciencias de Valencia :: Santiago Calatrava

A bela estação de trem de Valência, à esquerda a plaza de toros
Eram sete da manhã e eu estava tão feliz por mais uma vez estar desembarcando em Barcelona que duvido que algum dos funcionários do El Prat pudesse imaginar que meu vôo desde o Qatar havia durado toda a noite e que sentado ao meu lado veio um cara que quando não estava roncando igual ao Zé Colméia, estava mascando uma espécie de tabaco e cuspindo num copinho... mas acreditem em mim, ouvir novamente Benvingut é um baita remédio para curar o mau humor.

No aeroporto tomei um ônibus até a plaza Catalunya, caminhei até o hostel e depois de um bom banho quente sai para revisitar alguns lugares que gosto muito... dei uma volta  na praia... re-vi Gaudi, Mies, Isozaki... e quando me dei conta já era fim de tarde e eu estava em um boteco comendo tapas, tomando copas de cava e conversando com novos amigos. Foi em uma dessas conversas que me perguntaram “tu já conheces tão bem Barcelona, por que está aqui de novo? há tanto para se conhecer por aí...”, pergunta difícil... respondi no dia seguinte quando peguei a minha mochila e fui para Valência...
Por cerca de quarenta Euros se vai de trem de Barcelona à Valência e depois de mais ou menos três horas de belas paisagens se chega à estação Nord, juntinho à Plaza de Toros e não muito longe do parque Jardin del Turia. Um enorme parque linear que cruza a cidade e ocupa sete quilômetros do que outrora foi o leito do rio Turia...
 Ciudad de las Artes y las Ciencias - Na frente o enorme Palácio de Artes Reina Sofia
Para quem nunca ouviu falar nesse rio, eu vou contar o que me contaram: o rio Turia estava dentro do tecido urbano e em 1957 houve uma grande enchente cujo os estragos foram suficientes para os valencianos se emputecerem e construírem um grande canal de concreto para desviá-lo do centro da cidade... a primeira intenção de uso para o leito seco foi construir ali uma autopista, porém a população pedia por mais espaços verdes e com o passar dos anos os sete quilômetros foram sendo tomados por jardins e praças... até que em 1986 oficialmente se torna o parque que hoje abriga inúmeras atividades: o zoológico, o Palau de la Musica, o parque de Gulliver, o Bioparc e também la Ciudad de las Artes y las Ciencias, um conjunto de obras assinadas pelo arquiteto Santiago Calatrava, com participação do seu antigo professor Felix Candela em uma delas.
A história deste complexo é a mais ou menos assim, em 1989 um dos catedráticos da Universidade de Valência apresenta ao governo local a idéia de construir um museu de ciências no Jardin del Turia... os políticos não só gostaram da idéia como viram nela um bom motivo para colocarem seu nome na história da cidade e assim nasceu um projeto chamado de La Ciudad de las Ciencias, que deveria abrigar além do museu, um planetário e a terceira torre de comunicações mais alta do mundo, que seria o ícone do complexo.
L'Hemisféric... uns dizem que parece um olho, eu digo que parece um tatu
Dois anos depois o arquiteto valenciano Santiago Calatrava apresentou seu projeto inicial e em 1994 as obras iniciaram, sendo que o primeiro a ser feito foram as fundações da torre de comunicações... mas não é só no Brasil que política é uma coisa complicada, os partidos de oposição começaram uma forte campanha contra as obras do complexo, batendo forte e dizendo que tudo aquilo era uma obra faraônica com o objetivo de promover o partido de situação... (isso lhes parece familiar?)
No meio desta polêmica a oposição assumiu o governo valenciano e as obras foram paralisadas para que fosse revista toda a filosofia do projeto... alguns meses depois foi apresentado uma nova proposta com o nome de La Ciudad de las Artes y las Ciencias. Neste novo projeto o museu e o planetário foram mantidos e foram acrescentadas duas novas obras, um parque oceanográfico e um palácio de artes (salas para concerto e ópera), este último no lugar de onde deveria ser a icônica torre do governo anterior... aquela que já tinha as fundações prontas... 
L'Umbracle e à esquerda se vê o tatu e o museu Principe Felipe
Calatrava cobrou mais alguns milhões e em 1996 apresentou o projeto refeito, onde ele assinava o planetário (L’Hemisfèric), o palácio das artes e o museu; o arquiteto Félix Candela assinava o parque oceanográfico (L ‘Ocenogràfic). As obras foram retomadas e em 1998 se inaugura o primeiro prédio do complexo, uma enorme cobertura de aço e vidro com o formato de um grande tatu (alguns dizem que é um olho humano), sob ela há uma esfera que é o planetário e também uma sala de projeções IMAX.

Com o passar dos anos os demais prédios foram finalizados, em 1999 o Museu de las Ciencias Principe Felipe... em 2002 L’Ocenogràfic... em 2005 o Palacio de las Artes Reina Sofia e ao fim de 2009 foi inaugurado um prédio que não fazia parte do projeto inicial, a Àgora, que está entre o museu e o parque oceanográfico, e nada mais é do que uma grande praça coberta por uma estrutura metálica com uma forma que para alguns lembra uma grande genitália feminina (dependendo o angulo que se vê eu concordo com esses tarados) e que quando eu estive lá estava abrigando a quadra principal do ATP 500... 
Além destes prédios o conjunto ainda conta com a ponte de l’Assut de l’Or e com um grande passeio ajardinado coberto por arcos que é chamado de L’Umbracle, ambos assinados pelo Calatrava... para completar, ainda há a previsão da construção de três enormes torres de apartamentos no terreno contíguo ao L’Ocenográfic, também projeto dele. Estas ainda não sairam do papel devido à crise que há algum tempo preocupa a Europa... (nem a crise consegue trazer só notícias ruins).
Foto da maquete do conjunto - ao fundo estão as torres de apartamentos
Para não deixar passar em branco, essa não foi a primeira vez que visitei uma Calatravice*, já havia visitado em Buenos Aires, em Barcelona, em Lisboa... em comum vi um apelo estético muito forte que tem a capacidade de seduzir olhares desavisados, fora isso não consigo encontrar grandes qualidades na arquitetura dele... são estruturas repletas de elementos desnecessários, plantas e formas que não atendem as questões funcionais do programa... fora que muitos  dos seus volumes “orgânicos” ou futuristas são tão forçados que chegam a ser caricatos... mesmo assim as construções dele são a prova de que mesmo a má arquitetura pode render boa fotos, em breve postarei um belo álbum de figurinhas de la Ciudad de las Artes y las Ciencias.
Museu Principe Felipe e ao fundo a ponte l'Assut de l'Or e a Ágora - busquem a escala humana para ter noção do quão grande é esse encrenca... e reparem na escadaria do museu...
Mais informações sobre o complexo no site oficial: 
*Macaco, para chamar a atenção, faz macaquice... Calatrava faz Calatravice.
P.S.: Há algum tempo já havia escrito sobre o Santiago Calatrava, na oportunidade eu chamei a atenção para uma entrevista que eu havia lido no El País quando lhe foi questionado o porque o orçamento dele para uma de suas obras era de 4,5 milhões de Euros e o custo real tinha sido de 20 milhões... e ele simplesmente respondeu “fiz um cálculo que foi aprovado... a partir daí as coisas não estão mais nas minhas mãos. Meu trabalho se limita a estética...” - preciso dizer algo mais sobre ele? 

P.P.S: As imagens são de minha autoria, podem copiar, usar, distribuir... conhecimento só é conhecimento quando é disseminado.
à esquerda a Ágora, ao centro a ponte e à direita o museu Principe Felipe

3 comentários:

  1. adorei a Calatravice!!!! o cara ficou escravo destas costelas e espinhas de peixe e agora repete isso pra todo lado. Não me pega.

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  2. ooo Fernando!!! há quanto tempo??? fico tri feliz ao saber que tu ainda da umas passadas aqui pelo blog, feliz de verdade!

    sobre o calatrava, sabe o que é pior? ele faz as mesmas espinhas e costelas também em concreto armado!!!

    mas como eu disse, um monte de gente acha legal...

    abração!
    Luciano

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  3. Estou fazendo um trabalho sobre os projetos de Calatrava, mais estou encontrando muita dificuldade em encontrar as plantas baixas, croquis, fachadas, etc... Mais realmente suas obras são magnificas, ele gosta mesmo dessas "costelas e espinhas de peixe" rsrsrs

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